terça-feira, 14 de junho de 2011

Carta de Apoio.

Carta de apoio ao movimento dos/as estudantes da PUC-RS contrários/as ao DCE e de repúdio às agressões realizadas pelos integrantes do DCE a alunas da PUC-RS.

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Setor Juventude
Pastorais da Juventude do Brasil
Pastoral da Juventude Estudantil
Av. Conde da Boa Vista, 912 – Boa Vista – Recife/ PE
Site: www.pjebr.org e-mail: secretaria@pjebr.org/ assessoria@pjebr.org
14 de junho de 2011


Carta de apoio ao movimento dos/as estudantes da PUC-RS contrários/as ao DCE e
de repúdio às agressões realizadas pelos integrantes do DCE a alunas da PUC-RS


Por acreditar em processos de educação que priorizam a formação cidadã, crítica e participativa dos jovens que nós, Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), existimos. Por acreditar em Jesus, um homem que foi referência do seu tempo e que lutou contra as estruturas que oprimiam, enganavam e manipulavam que somos PJE e que formamos jovens para que sejam fermento na massa e que lutem por uma sociedade justa e libertadora, construindo a civilização do amor.

O ambiente educativo não pode e não deve ser um lugar de violência, opressão e mentiras. Deve ser um espaço democrático que forma a juventude não apenas para o âmbito acadêmico, mas para a vida e que ousa sonhar com jovens mais participativos e que não se calam diante da opressão. Justamente por lutar pela vida que a PJE repudia qualquer ato de violência contra os e as estudantes da PUC-RS, que ao exigirem um DCE mais transparente e um processo democrático para eleição das chapas e dos/as delegados/as do CONUNE, foram covardemente agredidos e agredidas.

A resistência destes jovens vai servir de inspiração para muitos outros por este Brasil. É preciso expulsar os vendilhões do templo, garantindo que o DCE da PUC-RS seja um espaço de luta, mas uma luta pacífica e coerente, não de covardia, mentiras e agressões a mulheres estudantes que sonham em fazer da universidade um espaço de luta e de transformação social.

A Pastoral da Juventude Estudantil apóia esta luta por um DCE limpo, transparente e democrático, acreditando que a violência nunca vai ser um meio de transformação social. Também, repudia qualquer ato desta natureza, assim como qualquer ameaça política aos e às estudantes que se organizaram através do movimento estudantil.

Jovens estudantes da PUC-RS, estamos na luta com vocês!


Equipe Nacional da Pastoral da Juventude Estudantil.

via: PJE RS

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Projeto de Vida.

Construir um Projeto de Vida é um grande desafio. Vivemos em um mundo em que se valoriza o imediato, o momento, o agora. O que passou não interessa ou não se recorda. O que virá "só Deus sabe" ou a tendência é que as pessoas nem queiram saber. Portanto, construir um Projeto de Vida é remar contra a maré. É dizer SIM as possibilidades de tomar a sua vida nas mãos, sonhar, planejar, tomar decisões. É protagonizar sua vida, ousando ser mais do que se é. A PJE quer colaborar para que os adolescentes e jovens descubram o tesouro que são o seu potencial para transformar o mundo.


terça-feira, 7 de junho de 2011

Aceitações.

No dia 01 de junho o Grupo de Jovens NJNM (Novos Jovens Novo Mundo), teve um encontro diferente. Contou com a participação do aluno Vinícius Zimmermann do Colégio La Salle Santo Antônio e da aluna Alice Rodrigues do Colégio La Salle Canoas. Com muitas dinâmicas de interação, apresentação e diversão os jovens discutiram sobre problemas relacionados à aceitação das diferenças e as chamadas “panelinhas”. Após, com dados estatísticos, perceberam a grandeza da miséria e a falta de recursos disponibilizados para os jovens no Brasil. O encontro foi finalizado com uma dança circular. Acreditamos que através de pequenas atitudes e exemplos dos jovens do Colégio possamos aos poucos, mudar essa difícil realidade que enfrentamos.


Jhon Lenon Palú


Encontrão LSN

No dia 25 de maio de 2011, ocorreu nas dependências do Colégio La Salle Niterói, o III Encontro dos Grupos de Jovens. Com o tema sustentabilidade em foco, o Gabriel Dornelles e a Raquel Dissegna prepararam um encontro cheio de atividades. Logo abaixo segue o vídeo que foi apresentado.